Calorias cheias e calorias vazias o que são?



É muito comum entendermos que calorias engordam, mas nem sempre é explicado o que realmente são as calorias e qual é a verdadeira função delas no nosso organismo e o que elas proporcionam para nossa saúde de um modo geral.

 

Por isso neste artigo quero esclarecer para você o que são as calorias de forma detalhada para uma compreensão mais aprofundada no assunto.

 

Nos alimentos encontramos dois tipos distintos de calorias que são as “cheias” e as vazias. Vou explicar melhor para que você entenda corretamente esses dois tipos de calorias para que possa escolher melhor seus alimentos da qui para frente e que também possa aproveitar mais das suas refeições diárias ingerindo mais nutriente ganhando mais saúde.

 

Caloria é o nome da unidade de calor que os alimentos fornecem para o corpo. As substancias dos alimentos que se transformam em calor e energia são as proteínas, os hidratos de carbono (carboidratos) e também as gorduras.

1 grama de proteínas corresponde a 4 calorias

1 grama de hidrato de carbono (carboidrato) corresponde a 4 calorias

1 grama de gordura corresponde a 9 calorias

 

Calorias cheias e vazias?

 

As calorias cheias são aquelas que vem acompanhadas de nutrientes necessários para o corpo manter-se saudável e cheio de vigor já as vazias não contribuem muito, pois não contém nenhum ou quase nenhum tipo de nutriente necessário para o corpo.

 

Veja abaixo uma tabela que mostra as diferença entre as duas calorias:

Tabela de calorias

 

Analisando esta tabela fica bem claro para nós a diferença entre as calorias cheias e as vazias, por isso se você quer perder peso de forma natural é preciso que seja radical com as calorias vazias.

Veja abaixo as diferença de alguns alimentos que contém calorias cheias e vazias:

calorias



Calorias dos carboidratos

 

Os carboidratos fornecem muitas calorias para nosso organismo, por isso saber escolher melhor os carboidratos ajuda muito na questão do emagrecimento natural.

Nos alimentos encontramos 3 tipos de carboidratos, são eles:

Carboidratos, densos (rápidos), fibrosos (que contém muitas fibras) e carboidratos complexos.

Os carboidratos densos são aqueles que se transformam em energia (gordura) muito rápido na corrente sanguínea, estes devem ser evitados.

Veja abaixo alguns alimentos que contém carboidratos densos:

-Farinha de trigo

-Açúcar

-Arroz branco

-Feijão

-Batata holandesa

Estes alimentos precisam ser consumidos com moderação pelas pessoas que querem emagrecer definitivamente, pois possuem muitas calorias vazias.

 

Os carboidratos complexos e os fibrosos são encontrados em alimentos naturais como legumes, frutas, hortaliças, grãos, ovos e carnes, estes possuem calorias cheias.

 

Bom acho que agora você esta bem informado a respeito de calorias não é verdade? Emagrecer da qui para frente não será tão difícil assim, não é mesmo? Com essas informações importantíssimas que é o grande segredo do emagrecimento definitivo, você não vai perder peso se não quiser.

 

Evites ou modere o consumo dos alimentos que são ricos em calorias vazias e consuma com maior frequência os alimentos ricos em carboidratos fibrosos, essa é a dica de hoje.

Sucesso e muita saúde!

Receba grátis minhas dicas exclusivas de emagrecimento definitivo! Click Aqui e participe

Calorias cheias e calorias vazias o que são?
5 (100%) 1 vote




Poderá gostar também:

Se você gostou do artigo deixe-nos saber sua opinião!