Você acredita que Caminhar emagrece de verdade?

Você também acredita que caminhar emagrece?  Neste poste vou falar um pouco sobre caminhadas e seus benefícios e quando realmente emagrecemos com elas.

 

Milhares de pessoas no mundo todo aderiam a caminhada pelas manhãs ou durante a noite para manter o peso ou mesmo fortalecer os músculos seja do coração, das pernas e melhorar as vias respiratórios fazendo com que o corpo receba mais oxigênio, tornando-o mais ativo e vigoroso.

 

 





O grande problema de caminhar para emagrecer ou não nas grandes cidades é a quantidade de monóxido de Carbono, “Poluição” que é encontrada no ar, onde é respirada com mais intensidade quando se faz uma caminhada nesses locais.

 

Muito preferem se afastar dos grande centros e fazer a caminhada em reservas florestais, campos e praças arborizadas na ideia de respirar um ar melhor ao da cidade e assim renovar as forças do corpo.

 

Infelizmente muitos não praticam a caminhada pelo fato de morarem em locais perigosos e muito poluídos, ou terem que ir muito longe de casa para andar, já outros não são simpatizantes de caminhadas preferem ir de carro mesmo (risadas).

 

 

As caminhadas que são validas são aquelas que você sai de casa com o objetivo de andar bastante durante algum tempo e andar com vontade do tipo tô com pressa.

 

 

Aquelas caminhadas feitas de manhã para ir para o trabalho por exemplo, não são validas segundo a equipe de agentes da saúde dos postos do SUS aqui de São Paulo, pois essa caminhada não faz efeito, por que será?

 

Fazer caminhadas diariamente é uma ótima forma de manter o vigor físico e ficar ativo durante o dia todo, no caso de quem anda pelas manhãs. 

 

 

Já para quem faz caminhadas a noite é muito bom para se ter uma ótima noite de descanso e acordar disposto a enfrentar o trabalho do dia.

 

 

Mas será que caminhar emagrece mesmo?

 

Quando o assunto é emagrecimento a coisa muda um pouco de figura, caminhar emagrece sim, mas vamos analisar alguns fatos importante do nosso metabolismo.

 

 

O nosso corpo tem um sistema automático de compensação… mas como assim? O nosso corpo se adapta as condições na qual é submetido, ou seja, ele sempre dá um jeitinho de manter as coisas como elas são.

 

Por isso é preciso entender como nosso corpo funciona primeiro para poder ter certeza de que realmente emagrecemos com caminhadas. O fato de achar que estamos emagrecendo com as caminhadas pode ser ilusório.

 

 

No começo das caminhadas conseguimos ter uma perda de peso expressiva, mas com o passar do tempo as caminhadas já não causam mais um efeito emagrecedor como gostaríamos.

 

 

Isso acontece pelo fato do corpo se adaptar à elas… por isso que a equipe de agentes do SUS diz que caminhar para ir trabalhar e voltar não é valido por que, o corpo já se adaptou a esa rotina.

 

Por exemplo: Quando você fica com sede bebe água ou algum suco de sua preferência não é verdade?

 

Então! Se o corpo gastou energia ele vai querer restituí-la, como? Pedindo mais comida e de preferência as mais calóricas do tipo, massas e doces.

 

 

É natural perdermos energia com alguns tipos de exercícios e caminhar não deixa de ser um tipo de exercício, mas  é natural o corpo compensar essa perda de energia te dando uma sensação maior de fome, para que assim recupere as forças que foi usada para fazer uma caminhada de ir e voltar do serviço por exemplo.

 

 

Nosso corpo é uma maquina inteligente e automática sempre lutando para sobreviver seja qual for a condição que esteja sendo submetido e simplesmente caminhar se torna uma rotina muito rápido.




Fazer caminhada emagrece ou não?

 

Pelo fato do corpo se adaptar as condições que é submetido, emagrecer com as caminhadas fica muito difícil, não podemos enganar nosso metabolismo com exercícios físicos pois se você gasta mais energia, ele a requer de volta te dando mais fome.

 

Ficar sem comer também não é a solução, pois o corpo não ira aguentar ficar sem alimentos fazendo constates caminhadas para emagrecer, mesmo que você seja durão ou durona com seu corpo ele vai reagir de alguma forma.

 

Quando você faz muitos exercícios ou caminhadas para perder peso e não se alimenta corretamente o corpo fica sem vigor, esse é o momento que vem a preguiça e o desânimo.

 

Esse é o sintoma de que algo esta errado com seu corpo, pois se você parar para refletir no assunto de forma mais aprofundada vai entender que uma coisa não fica sem a outra, ou seja, se você gasta energia precisa repor não tem outro jeito quando a questão é exercícios físicos de um moda geral.

 

Por isso que fazer caminhadas para emagrecer não funciona, assim também quem pratica muitos exercícios físicos do tipo fazer academia diariamente e não conseguir emagrecer, infelizmente isso é um fato.

 

 

Para conseguir emagrecer com caminhadas seria preciso aumenta a distancia todas as semanas, por exemplo: se você começa a andar 1 KM todos os dias seu peso ira diminuir gradativamente, vamos dizer que você perdeu 1 kg na primeira semana, já na segunda perdeu 500g na terceira perdeu mais 200g na quarta semana você não perde mais peso.

 

Depois de um mês de caminhada seu peso se estabiliza e não há mais perda, para continuar a emagrecer é preciso agora andar 2 km. Pense um pouquinho e faça as contas, quantos quilômetros você terá que andar todos os dias para perder 10 kg por exemplo.

 

Sem contar que caso você tenha tendencia a engordar e não muda seu habito alimentar com uma dieta por exemplo, seu peso pode voltar mesmo fazendo longas caminhadas diariamente.

 

Mas como emagrecer com caminhada?

Pesando que o corpo compensa a perda de energia causada pelas caminhadas, podemos usar uma dieta para enganar ele de forma natural para emagrecer.

 

A dieta fracionada seria uma boa forma de emagrecer fazendo caminhadas ou exercícios físicos, pois acelera o metabolismo e isso é ótimo para perder peso. Com o metabolismo funcionando constantemente a queima de energia é muito maior.

 

Se você vem tentando perder peso mas não esta conseguindo, provavelmente seu corpo já esta habituado aos exercício ou caminhadas que você faz, por isso adaptando a dieta fracionada pode ser a solução do seu problema.

 

Comer de 3 em 3 horas é uma forma de acelerar o metabolismo e emagrecer naturalmente sem o sofrimento de ficar caminhando 1,2,3 ou 4 KM todos os dias, você pode caminhar apenas para fortalecer os seus músculos e melhorar a oxigenação do corpo.

 

Procure saber mais sobre essa dieta fracionada e tente adaptá-la no seu dia a dia, quem sabe não é isso que estava faltando para você ter sucesso no seu emagrecimento. Pequenas mudanças pode trazer grandes resultados.

 

Se você busca um emagrecimento definitivo, mas não quer se matar com muitos exercício como eu só tem uma forma, invista em conhecimento sobre o assunto, pois foi assim que descobri muitas coisa interessante para emagrecer naturalmente que realmente funcionam.

 

Faça caminhadas para fortalecer seu corpo sem pesar em perder peso se não você se frustra, deixe a ideia de caminhar para emagrecer de lado e ande somente para ter uma vida mais ativa, saudável, fortalecer os músculos e também  faça uma dieta para emagrecer se precisar perder alguns quilinhos Ok?

 

Lembre-se que qualquer tipo de exercício gasta energia, mas alguns tipos exercícios são mais apropriados para emagrecer do que outros, pois proporcionam uma queima mais demorada por isso é possível perder peso com eles.

 

A queima de energia em  caminhar são compensadas rápido pelo corpo, logo não é possível emagrecer muito com elas apenas algumas semanas depois que se começa a caminhar.

 

Não queria decepciona-la(o) com este artigo somente alerta-lo, mas isso é a pura verdade. Conte para nós a sua experiência com caminhadas deixando seu comentário abaixo.

 

Abraços e muita saúde!

 


Receba grátis minhas dicas exclusivas de emagrecimento natural e definitivo! Click Aqui e participe

Obrigado pela visita! Deixe sua opinião a respeito! Abraços!!

  1. Não concordo. Caminhar ajuda a emagrecer de forma constante, é só fazer as contas, se você gasta mais energia do que ingere você vai emagrecer. Não tem essa do corpo compensar depois. Você sempre vai gastar as mesmas calorias de quando você começou. É só tomar cuidado com a dieta. Esse artigo desanima, ainda mais que você falou que não gosta de praticar exercícios para emagrecer.

    • Sempre é mais fácil acreditar no erro infelizmente. Se caminhar emagrecesse mesmo, milhares de pessoas estariam satisfeitas e felizes com o peso, mas infelizmente é o contrário. Não pratico exercícios para emagrecer por que aprendi que uma alimentação saudável me ajuda perder peso mais que qualquer exercício.