Cirurgia bariatrica – Perigos e concequências

Cirurgia bariatrica é a melhor opção para emagrecer definitivamente? Você teria coragem de diminuir seu estomago para perder peso?

 

Veja nesta artigo os perigos, consequências e benefícios que a cirurgia bariatrica pode trazer para você, caso esta pensando nisso como a única saída para emagrecer.

 

Reduzir o tamanho do estomago tem um preço alto para a saúde, por isso a pessoa que esta pensando em fazer uma redução de estomago deve pensar bem se vale apena ou não.

 

Essa cirurgia é indicada somente para pacientes que já tentaram de tudo para emagrecer devido a problemas de saúde como, diabetes, hipertensão, complicações com apneia do sono.

 

Para  pacientes com IMC (índice de massa corporal) acima de 35 Kg/m², aumento de gorduras no sangue, problemas articulares entre outros.

 

Para fazer uma gastroplastia = (gastro + plastica) = plastica no estomago conhecida como:

 

Cirurgia bariatrica, cirurgia da obesidade ou cirurgia de redução do estomago.

Os pacientes precisam ser submetidos a  uma avaliação clínico-laboratorial na qual inclui, além da aferição da pressão arterial,  quantidade de glicemia, lipídeos sanguíneos, e outros exames sanguíneos importantes como:

 

Avaliação das funções hepática, cardíaca e pulmonar.

Pacientes com problemas de instabilidade psicológicas como transtornos alimentares devem se tratados primeiro antes de serem submetidos à cirurgia. 

 

O que acontece depois de uma cirurgia bariatrica?

 

cirurgia bariatrica hj

 

 

Os paciente que passam pela cirurgia bariatrica precisam de acompanhamento nutricional por um tempo longo para receberem orientação de uma alimentação mais adequada e especifica.

 

Na grande maioria dos casos  de quem faz a cirurgia bariátrica, além de perder muito peso, o paciente  tem os benefícios da melhora, ou até mesmo cura, do seu diabetes.



Normalização da pressão arterial, diminuição dos lipídeos sanguíneos, dos níveis de ácido úrico e alívio das dores articulares.

 

Por outro lado, ha também chance de complicações nutricionais, como anemias por falta de absorção de ferro, de vitamina B12 e/ou ácido fólico, deficiência de vitamina D e cálcio e até mesmo desnutrição, nas cirurgias mais perigosas.

 

O paciente que não estiver bem preparado psicologicamente pode comprometer totalmente o processo da cirurgia a longo prazo devido a hábitos alimentares  de alta glicemia e baixo valor nutricional causando um desequilíbrio hormonal.

 

Devido a retirada de uma boa parte do estomago muitas vitaminas deixarão de serem absolvidas pelo organismo, o que leva a pessoa ter que tomar essas vitaminas para reposição a vida toda.

 

Existem três tipos básicos de cirurgia bariatrica

 

tipos de cirurgia bariatrica

 

As cirurgias que  apenas diminuem o tamanho do estômago chamadas do tipo restritivo 

 

Banda Gástrica Ajustável, Gastroplastia vertical com bandagem ou cirurgia de Mason

 

Gastroplastia vertical em “sleeve ou Y de Roux

 

O estomago absolve a maior parte dos nutrientes que o corpo necessita por isso as pessoas que passam por uma cirurgia bariátrica precisa pensar bem se deve é ou não fazer.

 

Pensando nos benefícios pode até valer apena, mas ter que tomar complexos vitamínicos e ter um acompanhamento de um  profissional de nutrição pelo resto da vida pode ser bem difícil também.

 

Se você já tentou de tudo para emagrecer e não obteve sucesso deve fazer uma analise se tudo o que fez foi de forma correta antes de se submeter a uma cirurgia bariatrica.

 

Espero que tenha gostado do artigo deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos OK

 

Abraços e muito sucesso!

 

>

Obrigado pela visita! Deixe sua opinião a respeito! Abraços!!