Desequilíbrio hormonal causa acumulo de energia

Desequilíbrio hormonal o que causa e como equilibrar de novo?

 

No artigo passado falei sobre os alimentos calóricos e quais são os mais vilões que impedem o sucesso de muita gente que quer emagrecer definitivamente, caso você ainda não leu Click Aqui para fazer a leitura.

 

 

Neste artigo quero falar um pouco sobre desequilíbrio hormonal e as causas e consequências que isso pode acarretar ao corpo.

 

Por causa de uma alimentação rica em carboidratos densos diariamente nosso corpo perde a sensibilidade a certos hormônios como é o caso da insulina e também da leptina.

 

Estes dois hormônios são responsáveis diretamente no acumulo e queima de energia do organismo.

 

Vamos analisar como isso ocorre de forma bem simples.

Sabemos que alimentos calóricos viram açúcar rapidamente na corrente sanguínea e este açúcar precisa ser retirado do sangue, por que muito açúcar no sangue pode causar graves problemas de saúde como o diabetes por exemplo.

 

A insulina tem a missão de retirar o açúcar em excesso e transformar ele em energia (gordura) e estoca-lo nos lugares corretos, figado e músculos, que são nossos estoque de glicogênio natural.

 

Devido a uma alimentação diária rica em carboidratos rápidos esses estoques naturais do corpo estão sobre carregados e não cabe mais energia neles, por isso a insulina leva essa energia (Gordura) toda para as células.

 

Com o passar dos anos o corpo fica insensível a insulina, ou seja, passa a produzir menos esse hormônio neste período em diante começam aparecer os problemas crônicos como diabete, pressão alta entre outros.

 

Outro hormônio que quase ninguém fala é a leptina que é responsável em mandar sinal para o cérebro avisando que as célula adiposas estão cheias de energia e que é preciso acelerar o metabolismo mandando um sinal para a glândula tireoide para queimar mais energia.

 

Mas infelizmente isso não acontece por que a alimentação de alta glicemia fez o corpo ficar também insensível a leptina causando por tanto esse desequilíbrio hormonal perigosíssimo para a saúde.

 

A insulina não consegue entregar mais a gordura para os estoques de glicogênio e a leptina fica sem conexão com o cérebro e o cérebro por sua vez pensa que esta tudo ok e não regula a tireoide para queimar mais energia.



 

Resultado: seu corpo cada vez mais pesado e doente

 

Como acertar esse desequilíbrio hormonal?

desequilíbrio hormonalViu como é muito importante você conhecer melhor os alimentos que você come todos os dias? Para regular esse desequilíbrio hormonal é preciso mudar seu estilo de vida.

 

Fazer uma dieta qualquer não vai resolver o problema definitivamente é preciso uma mudança racional na sua alimentação, ou seja, você tem que selecionar melhor as suas refeições e dar para seu corpo o que ele precisa de verdade nutrição da boa.

 

Nosso corpo precisa de gordura boa, proteínas e carboidratos complexos para nutrir as necessidades biológicas e manter a saúde geral dos órgãos e células e também se manter no peso ideal.

 

Vamos conhecer alguns alimentos nutritivos e corretos para controlar esse desequilíbrio hormonal naturalmente.

 

O principal nutriente que precisa uma maior atenção é a qualidade do carboidrato que você consome no seu dia a dia, pois é justamente isso que ira equilibra os hormônios para que tudo volte ao normal de novo e seu corpo fique cada dia mais saudável.

 

Para conseguir reverter este quadro de inanição interna será preciso substituir aqueles alimentos calóricos que eu mostrei no artigo anterior e começar dar mais importância nos legumes, verduras, frutas, gorduras naturais e carnes de boa qualidade.

 

Uau quanta informação, espero que você tenha compreendido como controlar o desequilíbrio hormonal e ganhar saúde e principalmente perder peso de forma natural.

 

Se você já vem tentando emagrecer e não consegue ou já emagreceu com alguma dieta, mas voltou a ganhar peso de novo, você encontrou a verdadeira causa do seu fracasso o desequilíbrio hormonal.

 

Veja algumas dicas de refeições saudáveis que vão ajudar você nesse controle hormonal Click Aqui para fazer a leitura.

 

Sucesso e muita saúde!

 

Ainda não conhece o best seller do emagrecimento definitivo mais vendido do Brasil? Então leia gratuitamente o 1º capítulo Clicando Aqui

>

2 Comments
    • francesco-ruffo

Obrigado pela visita! Deixe sua opinião a respeito! Abraços!!