Emagrecer com saúde – De para seu corpo o necessário



Quem não quer emagrecer com saúde naturalmente? Acredito que todas as pessoas que buscam perder peso, desejam que seja dessa forma não é verdade?

 

Neste artigo vou falar um pouco de como isso é possível e que é bem mais simples do que muita gente pensa.

 

Uma das coisa que atrapalha a maioria das pessoas que precisam emagrecer com saúde é a tradição alimentar. Como já falei em outros artigos, somos acostumados a comer alimentos muito calóricos dês de pequenos e quebrar essa tradição as vezes é bem difícil.

 

A visão que temos sobre alimentação é muito limitada e foi passada de uma forma bem forte pra nós, por isso não conseguimos enxergar em outros alimentos a possibilidade de substituir os que já fazem parte das nossas refeições cotidianas.

 

Quando conseguimos expandir nossa visão sobre os alimentos encontramos diversos produtos que são grandes fontes de nutrientes e bem menos calóricos dos quais estamos habituados a comer no dia a dia.

 

Quando converso com alguns amigos e amigas vejo claramente essa limitação, por isso escrevi este artigo para explicar melhor as diferenças entre alimentos calóricos e alimentos de baixa glicemia e   como emagrecer com saúde de forma bem natural.

 

Emagrecer com saúde separando os alimentos bons dos ruins

 

Se você já é leitor(a) do blog já deve ter lido outros artigos ensinando como emagrecer com saúde separando os alimentos calóricos  dos alimentos de baixa calorias, mas vamos falar mais sobre eles para compreendermos melhor as diferenças entre eles.

 

Os alimentos calóricos, ou de alta glicemia, são aqueles que contém carboidratos densos, ou seja, carboidratos que se transformam em açúcar muito rápido na corrente sanguínea.

 

O alimentos calóricos causam um pico alto na insulina devido a grande quantidade de glicose que é formada no sangue nos momentos refeições.

 

Como sabemos a insulina tem a missão de retirar esse açúcar do sangue que é transformado em energia (gordura) e é levado para os estoques de glicogênio naturais do corpo, figado e músculos.

 

E também sabemos que devido a uma alimentação alto glicêmica de vários anos causa uma insensibilidade à insulina, por isso, além de causar sobre peso e obesidade a diabetes e a hipertensão também surgem com o passar do tempo.

 

Já os alimentos de baixa glicemia causam um pico de insulina bem menor prolongado por tanto a sensação de saciedade, ou seja, o corpo fica satisfeito por um tempo mais longo.

 

Veja no gráfico abaixo a diferença dos picos de insulina que cado tipo de alimento causa no organismo

 

emagrecer com saúde

 

Os picos altos de insulina são rápidos e logo o corpo pede mais alimentos, pois esta totalmente sem energia.

 

Devido a grande quantidade de insulina que é gerada para retirar todo o açúcar do sangue o corpo fica enfraquecido e pede mais comida aumentando a sensação de fome em um breve tempo.

 

Outro hormônio que também fica sem ação por causa da alimentação de alta glicêmica é a leptina, ele é o responsável de avisar o cérebro que a células adiposas estão carregadas e que é preciso dar um toque na glândula tireoide para acelerar o metabolismo e queimar mais energia, pois é ela também não consegue avisar o cérebro e por isso o corpo entra num processo de inanição interna.

 

Artigos relacionados



 

Emagrecer com saúde mudando o hábito alimentar

 

Para você conseguir emagrecer com saúde é preciso uma mudança de habito alimentar, ou seja, será preciso trocar os carboidratos rápidos pelos lentos aumentando a sensação de saciedade e nutrir o corpo corretamente para que entre num processo de queima de energia e não de acúmulo.

 

Como disse no início do artigo, quebrar os costumes alimentares é uma coisa um pouco difícil devido a tradição na qual fomos ensinados, mas é a única forma de se conseguir emagrecer com saúde e pra sempre.

 

Vamos ver alguns costumes alimentares tradicionais que precisam ser quebrados:

Vamos começar pelo café da manhã.

Tradicionalmente milhares de pessoas come pela manhã pães, bolos, biscoitos e massas em geral junto com a dupla café com leite bem docinho, café preto ou então um tipo de achocolatado bem doce.

 

Essa alimentação matinal tradicional é riquíssima em carboidratos densos e causa um grande acúmulo de energia.

 

Pra quebrar essa alimentação rotineira e emagrecer com saúde, devemos trocar os tipos de carboidratos de rápidos para lentos.

 

No lugar do pão e outros derivados de farinha de trigo seria interessante comer legumes cozidos do tipo batata doce, mandioca, mandioquinha, inhame, cará, enfim algum legume do seu gosto junto com uma carne: frango, boi, porco, vitela etc.

 

Se você deseja perder peso mais rápido ao invés de legumes coma outros vegetais mais ricos em fibras do tipo; abobrinha, berinjela, repolho, couve flor, brócolis e verduras.

 

Ovos cozidos ou mexidos pela manhã também é uma ótima opção para o café matinal e emagrecer com saúde.

 

No lugar do café com leite ou achocolatado beber um copo de água com meio limão espremido ou um suco natural sem adição de açúcar da fruta de sua preferencia seria bem mais saudável, muitos gostam de tomar um  suco detox.

 

No almoço e na janta vai bem legumes de novo, leguminosas como abobrinha, brócolis, couve flor, berinjela e verduras em geral acompanhadas de uma carne de sua preferencia seja, assadas, cozida, grelhada ou frita em óleo natural ou gordura animal.

 

Nos intervalos das principais refeições seria interessante o consumo de algumas castanhas, uma fruta de sua preferencia ou uma salada com folhas e frutas.

 

O arroz com feijão, e pratos como macarrão, lasanhas, panquecas entre outros devem ser reduzidos ao máximo e evitar também bebidas alcoílicas, refrigerantes e sucos industrializados em geral se você quer realmente emagrecer com saúde de forma bem saudável.

 

Como você pode ver a culpa do sobre peso e da obesidade não é sua, mas sim da alimentação errada que aprendeu dês de criança sem saber o que ela causa no seu corpo.

 

Sabendo isso você já pode emagrecer com saúde hoje mesmo mudando suas refeições passando consumir mais carboidratos bons e evitando os carboidratos ruins.

 

Se você gostou do artigo compartilhe com seus amigo, assim outras pessoas também poderão ter a oportunidade de aprender emagrecer naturalmente e definitivamente ou se preferir deixe um comentário ele é muito importante para que eu continue postando mais dicas e informações pra você OK?

 

Abraços e Sucesso!

Emagrecer com saúde – De para seu corpo o necessário
5 (100%) 1 vote




Poderá gostar também:

3 Comments
    • francesco-ruffo

Se você gostou do artigo deixe-nos saber sua opinião!