Homeostase – o que é e quando acontece?

Veja neste artigo o que é homeostase e quando ela acontece no seu corpo quando se quer emagrecer e como você pode controlar esse processo físico-químico natural para perder peso e ganhar muita saúde.

 

Saiba o porque seu corpo ganha peso mesmo fazendo exercícios constantes, descubra a verdadeira causa e aprenda a lidar com a homeostase naturalmente para emagrecer.

 

É bem comum você ouvir de pessoas que se exercitam diariamente que mesmo fazendo bastante esforço físico acabam ganhando peso, umas ganham massa muscular já outras ganham acúmulo de energia (gordura).

 

Mas por que será que isso acontece? O que a pessoa esta fazendo de errado que não perde mais peso e ainda por cima engorda?

 

Homeostase um processo natural

 

Nosso corpo é mestre em sobrevivência e quando se sente ameaçado entra em ação criando hormônios que nos protegem das possíveis ameaças.

 

Estes hormônios nos fazem sentir desejos, nos dão coragem e também, em muitos casos, eliminam os elementos perigosos ingeridos que podem causar alguma falência no organismo, como o caso do nível alto de glicose no sangue.

 

 

Homeostasia ou homeostase é a propriedade de um sistema aberto, especialmente dos seres vivos, de regular o seu ambiente interno, de modo a manter uma condição estável mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico, controlados por mecanismos de regulação inter-relacionados. O termo foi criado em 1932 por Walter Bradford Cannon[1] a partir dos termos gregos homeo, “similar” ou “igual”, e stasis, “estático”. https://pt.wikipedia.org

 

 

A homeostase, ou seja, este ajuste natural do organismo acontece sempre que saímos de uma rotina, por exemplo: Quando resolvemos fazer caminhadas para perder peso.

 

Com o passar de algumas semanas de caminhada emagrecemos alguns quilos, mas o corpo se ajusta a esse novo exercício e regula a tireoide para queimar o mínimo possível de energia.

 

Nosso corpo é muito experto e não quer comprometer a saúde perdendo muita energia, o interesse dele é estocar.

 

Ele sabe que na falta de alimentos pode retirar das células e dos estoques de glicogênio natural (figado e músculos) combustível suficiente para sobre viver por muitos dias, mas ele quer evitar que isso aconteça.



 

 

 

 

 

 

 

Homeostase no emagrecimento

 

Para você conseguir emagrece é preciso lidar com a homeostase de forma bem consciente. Sabendo que o corpo acumula energia o tempo todo só tem um jeito de reverter essa situação, trocando a alimentação calórica por uma alimentação de baixa caloria.

 

Fazendo refeições de baixa glicemia e ricas em nutrição de boa qualidade o acumulo de energia vai ser bem pequeno e com a ajuda dos exercícios físicos fica bem mais fácil de emagrecer.

 

Espero que você tenha compreendido melhor o que é homeostase e como lidar com ela para perder peso naturalmente sem precisar se matar com dietas perigosas de inanição e com muitos exercícios exaustivos diariamente. 

 

 Se você vive se perguntando porque não consegue emagrecer fazendo caminhadas e também se exercitando todos os dias, com certeza seu corpo já se ajustou pelo processo de homeostase e você precisa reverter esse quadro se quiser alcançar seu objetivo OK.

 

Saúde e muito sucesso!


Você já recebeu minhas 7 dicas exclusivas de emagrecimento definitivo e natural? Se quiser receber gratuitamente click aqui!

>

Obrigado pela visita! Deixe sua opinião a respeito! Abraços!!