Pressão arterial alta ou baixa é um problema de nutrição?

Você sabia que a pressão arterial alterna por causa do desequilíbrio de dois nutrientes bem distintos, o sódio e o potássio?

 

Neste artigo quero lhe explicar em breves palavras como estes dois nutrientes agem no nosso corpo e como eles podem causar um aumento súbito na pressão arterial ou uma queda inesperada.

Se você sofre com este problema ou tem alguém conhecido que tem pressão alta ou baixa aconselho que leia este artigo até o final, pois acredito que pode lhe ser de grande ajuda.

 

Entendendo como o problema ocorre podemos contornar a situação de forma natural e saudável por meio de uma alimentação correta e balanceada.

 

Como nossa saúde esta relacionada diretamente nos alimentos que consumimos no dia a dia a variação na pressão arterial não poderia ser diferente.

A ciência vem descobrindo muitas coisas importantes para ajudar a combater doenças que podem causar dependência de remédios por toda a vida e que muitas vezes podem nos levar a uma morte súbita.

 

Sódio o vilão que faz a pressão arterial subir

 

pressão arterial altaSabemos que o sódio é o maior responsável pelo aumento da pressão sanguínea e é encontrado em grandes quantidades no tempero mais usado do mundo o sal.

A indústria alimentícia usa o sódio em uma vasta quantidade de alimentos que eles produzem, por isso é importante considerar o quanto consumimos desses alimentos constantemente no nosso dia a dia.

Vamos entender o que o sódio provoca nas células para causar um aumento na pressão arterial.

O sódio em excesso desregula um importante mecanismo celular que controla a contração das arteriais, ou seja, as artérias ficam mais fechadas quando há sódio de mais nas células e isso faz com que a pressão arterial aumente, pois o sangue circula com dificuldades.

Veja alguns alimentos ricos em sódio:

Refrigerantes, sucos de caixinha e em pó, temperos prontos e muitos outros, basta analisar a tabela nutricional de cada alimento e ficar atento as quantidades de sódio existente.

 

Diminuir o consumo de sódio, pra quem sofre de hipertensão, seria o ideal para manter a pressão arterial nos eixos, mas não basta só controlar o consumo do sódio é preciso que outro nutriente entre em ação também o potássio.

O equilíbrio entre o sódio e o potássio faz com que a pressão arterial fique balanceada, pois o potássio age de forma contraria ao sódio ele faz com que as artérias se expandam deixando o sangue correr livre pelas veias.

Quando o potássio entra nas células o excesso de sódio sai e é expelido pelo suor, pela urina e pelas fezes.



 

Por isso é recomendado o consumo de alimentos ricos em potássio que alcance uma taxa de em torno de 4,7 g do nutriente por dia, essa é a quantidade ideal para manter o equilíbrio da pressão arterial.

Veja abaixo uma lista de alimentos que são verdadeiras fontes de potássio.

Manga palmer 785 mg  (uma unidade de 500 g)

Extrato de tomate 680 mg (1/3 de uma lata 150 g)

Banana-nanica 564 mg (uma unidade 150 g)

Milho 555gm (1 espiga 300 g)

Mandioquinha cozida 521 mg (1-1/2 unidade 200 g)

Romã 485 mg (1 unudade 100 g)

Sal light 410 mg (1 col café 2 g)

Farinha de soja  384 mg (2 col de sopa 20 g)

PRESSÃO ARTERIAL

Você encontra também quantidades significativas de potássio em: banana prata, chicória, mamão papaia, goiaba vermelha, água de coco, repolho roxo, melancia, agrião, leite de vaca, feijão carioca cozido, amendoim cru sem sal, aveia em flocos e abacate.

Use e abuse desses alimentos sua saúde agradece.

Uma coisa que ocorre quando descobrimos que temos hipertensão é que os médicos de um modo geral nos recomendam uma lista de alimentos que não devemos comer.

Seria interessante se eles também nos dessem uma lista de alimentos ricos em potássio para combatermos o problema de forma natural sem precisar se entupir de remédios.

 

Pressão arterial controlada vida mais tranquila

É possível controlar nossa alimentação e viver bem melhor com uma pressão arterial em níveis normais, basta ficar atento à quantidade de sódio existente em certos alimentos e procurar evita-los ou pelo menos diminuir o consumo e incluir mais alimentos ricos em potássio nas refeições do dia a dia.

Pelo que vimos na lista acima de alimentos que são verdadeiras minas de potássio não é difícil incluir nas refeições esse nutriente tão importante e necessário para saúde.

Espero que tenha gostado do artigo e que possa servir de ajuda pra você conseguir controlar melhor sua pressão arterial de forma natural e saudável ou de alguém que você conhece.

Saúde e muito sucesso!

Este artigo foi inspirado em uma matéria da revista saúde e vida da editora abril.  saúde.abril.com.br

>

Obrigado pela visita! Deixe sua opinião a respeito! Abraços!!